6 cuidados a ter com os seus olhos

Os olhos são dos órgãos mais sensíveis e complexos do corpo humano, quase tão difíceis de decifrar como o cérebro. É importante protegê-los e ter certos cuidados com os olhos para evitar o seu desconforto e eventuais problemas visuais.

Deixamos alguns conselhos e hábitos de especialistas na visão ideais para manter os seus olhos saudáveis:

1. MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Uma alimentação diversificada, com foco na fruta, nos vegetais (como alface e cenoura) e no peixe é importante para ingerirmos vários tipos de vitaminas essenciais para optimizar a visão.

2. PROTEGER OS OLHOS DOS RAIOS SOLARES

Os raios solares, em particular os ultra-violeta, são muito fortes para o olho humano. Mesmo em dias menos soalheiros é fundamental a utilização de óculos de sol para proteger os olhos e bloquear o efeito nocivo destes raios.

3. BEBER MUITA ÁGUA

A hidratação dos olhos está relacionada com a forma como hidratamos o nosso corpo. De modo a evitar a desidratação, temos de beber água com regularidade para que os olhos possam produzir lágrimas e assim proteger-se.

4. EVITAR ESFREGAR OS OLHOS

Falamos de esfregar os olhos com força ou de forma intensa, sobretudo em momentos de comichão. Isto pode até aumentar a a alergia ou danificar a córnea, pelo que é importante ter cuidado com os olhos em primeiro lugar.

5. FAZER PAUSAS NO USO DE ECRÃS DIGITAIS

Ainda está por decifrar o efeito da utilização regular de dispositivos electrónicos na visão de quem os utiliza desde uma idade precoce. O que sabemos é que o foco nestes ecrãs diminui a frequência com que piscamos os olhos e afecta, consequentemente, a hidratação. Um dos conselhos é fazer pausas frequentes e olhar para longe de vez em quando.

6. DORMIR

Dormir é uma parte muito importante da hidratação e do descanso dos olhos. Sete a oito horas por noite é o mínimo de sono que devemos procurar para evitarmos ter os olhos secos, vermelhos ou com comichões – para além de fazer bem ao equilíbrio mental e corporal.

Todos estes hábitos ajudam a cuidar e proteger os olhos, preservando a sua saúde visual. Os olhos dizem muito sobre a nossa saúde e parte deste zelo é também estarmos atentos ao que eles mostram.

Para além de todos os conselhos, que certamente ajudam a manter o olho mais saudável, qualquer desconforto sentido deve ser avaliado por um oftalmologista e tratado para evitar problemas visuais de maior gravidade!

Conheça nossas Especialidades