Alergia Emocional

A alergia emocional é uma condição que aparece quando as células de defesa do corpo reagem diante de situações que geram estresse e ansiedade, levando a alterações em diferentes órgãos do corpo, principalmente na pele. Por isso, os sintomas deste tipo de alergia são mais visíveis na pele, como coceira, vermelhidão e surgimento de urticária, no entanto, podem surgir falta de ar e insônia.

As causas da alergia emocional não estão bem definidas, mas podem acontecer porque o estresse e a ansiedade aumentam a produção de algumas substâncias, chamadas de catecolaminas, e faz com que ocorra a liberação do hormônio cortisol, e isto provoca uma reação inflamatória no corpo.

Estudos dermatológicos apontam que 40% dos pacientes que apresentam alguma doença de pele têm algum problema emocional.

A falta de consciência e de ação podem piorar ainda mais as coisas, uma vez que dar força a sentimentos negativos pode fazer com que eles acabem se tornando constantes.

Sintomas da alergia emocional:

Irritação na pele;

Inchaço da epiderme;

Coceira intensa;

Vermelhidão ou ardência.

Dicas para se proteger de doenças emocionais

Aprenda a controlar o estresse e a pressão, adotando uma vida equilibrada e saudável;

Aprenda a lidar com suas emoções. Medo, tristeza, raiva, culpa, mágoa, frustração e sentimento de rejeição, ocupam espaços no corpo físico e mental. Quando se acumulam, o corpo encontra formas de manifestar os problemas por meio de doenças;

Conheça sua história de vida e descubra quais padrões fazem você adoecer. Ressignifique as histórias de dor com terapia;

Conheça a história de vida dos seus pais, de modo a compreender tudo de positivo e negativo que eles transmitiram a você. Devolva a eles tudo o que não é seu;

Relacione sua doença com a parte do corpo ou função afetada, percebendo o que ela quer sinalizar. Exemplo: uma dor de garganta pode significar que você engoliu alguma situação indesejável ou deixou de falar algo que estava entalado;

Faça por você o que faz pelos outros: cuide-se e aprenda a pedir ajuda, colocando-se sempre em primeiro lugar;

Reveja seus traumas, perdoe as pessoas que lhe machucaram e liberte-se das mágoas do passado;