Dicas para uma alimentação saudável e mais qualidade de vida

Saúde e qualidade de vida começam à mesa. Veja as dicas de nutricionistas para uma alimentação saudável que mantém o corpo bem e previne doenças.

Todos nós queremos viver mais e com qualidade de vida, manter a forma e ter mais disposição e energia. Mas será que estamos nos alimentando bem para isso?
Vamos falar sobre alimentos e hábitos que são os maiores vilões de uma boa saúde.

Hábitos que devem ser mudados

Comer muito rápido: Além de não garantir uma boa mastigação, a pessoa dificilmente sente-se saciada no tempo certo e por isso acaba comendo mais do que o necessário.

Ficar muito tempo em jejum e comer um volume grande de alimento de uma única vez: O melhor a se fazer para manter o ritmo do metabolismo é comer várias vezes ao dia, normalmente a cada três horas. Ficar muito tempo em jejum prejudica a produção de hormônios e pode até alterar a produção / liberação de açúcar e colesterol no sangue.

Alimentos que devemos ter atenção

Os alimentos processados, como os enlatados e em conserva, alimentos prontos congelados (quase tudo que vem dentro de um pode ou caixa), devem ser consumidos com moderação. Os alimentos ultra-processados, como os embutidos (salsicha, salame, nuggets, presunto, etc) não devem ser incluídos em uma dieta saudável pois são produtos com muita carga de químicos e sódio, além de gordura, mesmo nas versões light.

O que deve ser evitado ou limitado ao máximo: frituras, enlatados, embutidos, bebidas alcoólicas e gaseificadas doces e alimentos com excesso de sódio.

Bons hábitos

– Hidratar-se. Devemos ingerir 40ml de água por cada quilo de peso corporal. Ou seja, uma pessoa de 60 quilos deve beber 2,4litos de água diariamente.

– Alimentar-se a cada três horas, não pulando refeições e não ficando em jejum por longos períodos.

– Consumir mais verduras, frutas e legumes.

– Diminuir a ingestão de gorduras e açúcares.

– Combinar os alimentos, procurando não misturar dois tipos de carboidratos na mesma refeição.

– Começar as refeições preferencialmente com saladas cruas ou frutas.

– Dar preferência as carnes brancas e magras.

IMPORTANTE: Somente profissionais devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis acima possuem apenas caráter educativo.


Fonte: Nutrimais

Conheça nossas Especialidades