Quais são as doenças respiratórias?

Asma – O que é:

A asma, condição multifatorial determinada pela interação de fatores genéticos e ambientais, é uma das doenças respiratórias mais comuns. A doença consiste na inflamação das vias aéreas inferiores, que causa o estreitamento dos bronquíolos. Essas minúsculas ramificações que estão dentro do pulmão transportam o ar até os alvéolos pulmonares, que por sua vez se assemelham a cachos de uva, e é neles que ocorre a troca gasosa.

Sintomas:

Dificuldade para respirar, tosse seca, chiado no peito, respiração rápida e curta.

Enfisema pulmonar – O que é:

O enfisema é caracterizado pela destruição dos alvéolos. Com a doença, essas estruturas inflamam, começam a se romper e formam pequenas bolhas. Esse processo dificulta a passagem do ar e a oxigenação do sangue.

Sintomas:

Chiado, tosse, respiração ofegante, falta de ar.

Bronquite crônica – O que é:

Na bronquite crônica, ocorre a inflamação dos brônquios, estruturas pulmonares responsáveis por levar e trazer o ar a cada respiração. A doença leva a um estreitamento e engrossamento das paredes dos brônquios, e também provoca secreção dentro deles. É uma doença que causa tosse e expectoração na maioria dos dias, por no mínimo três meses por ano, durante dois anos consecutivos, e tem como causa mais comum o tabagismo. A diferença entre a bronquite e a bronquite crônica está na duração dos sintomas e na existência de uma tosse com muco.

Sintomas:

Tosse com expectoração (secreção de muco), chiado, falta de ar e cansaço.

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – O que é:

A DPOC é uma mistura de bronquite crônica com enfisema pulmonar. A DPOC é uma condição progressiva que obstrui as vias aéreas, dificultando a respiração. É uma doença com repercussões sistêmicas, prevenível e tratável, e a limitação que provoca no fluxo aéreo pulmonar é parcialmente reversível. Essa limitação é causada por uma associação entre doença de pequenos brônquios (bronquite crônica obstrutiva) e destruição de parênquima (enfisema).

Sintomas:

Falta de ar, mesmo diante de esforços mínimos, cansaço, pigarro e tosse.

*Caso esteja sentindo qualquer um dos sintomas citados acima, procure imediatamente um médico pneumologista.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis acima possuem apenas caráter educativo.

Fonte: saúde.gov.br

Conheça nossas Especialidades