Envelheça com saúde

Quer coisa melhor do que chegar à terceira idade bem de saúde? Pois para conseguir esse bem-estar é preciso incluir na rotina uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, estar em dia com as vacinas e identificar precocemente doenças como hipertensão e diabetes.

É o que aconselha o Ministério da Saúde.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia lista uma série de cuidados que o idoso deve ter para manter a saúde em dia.
Entre eles estão: manter o peso para evitar a obesidade, não fumar, fazer ingestão adequada de vitaminas, controlar a glicemia e procurar fazer o que gosta além de evitar o isolamento e a solidão.

Dados do Ministério da Saúde afirmam que o Brasil tem a quinta maior população idosa do mundo. Isso representa cerca de 28 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. E a tendência é aumentar, já que estimativas apontam quem em 2030 o número de brasileiros nesta faixa etária vai ultrapassar o de crianças de 0 a 14 anos de idade.

Acompanhamento médico

É aconselhável ter sempre um médico de confiança. Deixe que ele, que cada vez mais conhece você, seu organismo, sua família, oriente seus tratamentos e, quando necessário, fará a indicação de outros profissionais. Criança não tem acompanhamento de um pediatra? Portanto, o idoso precisa ser acompanhado por um geriatra.

Alimentação

A má alimentação associada ao sedentarismo e/ou ao consumo de cigarro e álcool colabora muito para o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis como o infarto, o acidente vascular cerebral, diabetes e hipertensão. Por isso, o ideal é priorizar os alimentos crus, cozidos e assados, abolindo a fritura. Coma molho de tomate, chocolate amargo, alho e cebola e o consumo de carne é importante, desde que seja carne magra.

Exercícios

Na hora de fazer uma atividade física procure fazer o que gosta. Caminhar a passos rápidos, entre 30 minutos à uma hora por dia melhora o condicionamento cardiorrespiratório. Procure atividades que colaborem para um convívio social, pois o ideal é fugir da solidão.

Caderneta em dia

A população idosa tem à sua disposição cinco tipos de vacinas: hepatite B, febre amarela, dT (difteria e tétano), influenza e pneumocócica 23 (esta é para pessoas idosas que vivem em casas geriátricas, asilos etc).

Descanso

Dormir bem é essencial. Para isso, repouse de seis a oito horas por dia. Mas as férias também são muito importantes para o corpo e para a mente. Fuja da rotina diária.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis acima possuem apenas caráter educativo.

Fonte: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia