IME - Pupilas Midriáticas

Pupilas Midriáticas

Pupilas Midriáticas: O que são? Entenda suas causas e sintomas.

Você já deve saber que existem diversos tipos de pupila, não é mesmo? E, entre as diferentes formas que elas podem se apresentar, encontramos as pupilas midriáticas. A midríase é uma dilatação que a pupila sofre em decorrência de causas não fisiológicas. Essa dilatação prolongada acontece, geralmente, como resultado de algum trauma sofrido pelo olho, um distúrbio médico ou efeito colateral de um medicamento. Confira agora mais sobre o que é este tipo de pupila:

O que é e quais as causas da Pupila Midriática?

Pupilas midriáticas são aquelas que apresentam uma alteração em seu tamanho. A pupila que é acometida pela midríase sofre uma dilatação causada por agentes externos que alteram o sistema nervoso simpático ou parassimpático. A midríase representa uma falha para os olhos, eles deixam de responder normalmente a luz.

Esse tipo de alteração pode ocorrer em função de patologias como lesões no cérebro, como por exemplo lesões do tronco encefálico. Em acidentes de trânsito, é um indicador de possível lesão cerebral. Também pode ser causada por efeitos colaterais de medicamentos, além do uso de algumas drogas. Existem medicamentos que desempenham essa função de dilatar as pupilas utilizados em exames oftalmológicos, mas em casos de midríase elas permanecerem dilatadas mesmo na presença de luz solar ou luz forte.

As pupilas midriáticas são diferentes das anisocóricas e o oposto das mióticas.

Entenda os sintomas:

De maneira geral, o principal sintoma que as pessoas afetadas apresentam, além do visual, é a super sensibilidade à luz. Como nesta condição a pupila não se contrai quando exposta à uma maior intensidade de luz, esta situação gera grande desconforto e até dor. Além disso, alguns pacientes também apresentam visão embaçada. Mas, em sua maioria, as pessoas que sofrem com a midríase não sentem nenhum sintoma, apenas a questão visual da pupila dilatada.

Agora que você já conseguiu entender um pouco melhor o que são as pupilas midriáticas, confira os outros tipos de pupila que existem. E não esqueça, consultar um oftalmologista periodicamente é essencial para a boa saúde dos olhos.