IME Clinica Cidadã


IME Clínica Cidadã

Saúde de qualidade ao alcance de todos!

Holter

exame de Holter é um teste que registra sua frequência cardíaca, enquanto você realiza suas atividades normais do dia a dia. 

É um procedimento não invasivo e indolor, utilizado principalmente para o diagnóstico da arritmia cardíaca.

Continue lendo para saber em detalhes: o que é e para que serve o exame, como ele é feito e qual a diferença entre Holter e MAPA.

O que é exame de Holter?

O Holter é um dispositivo portátil que mede e registra a atividade elétrica do seu coração, ou seja, seus batimentos cardíacos, por 24 a 48 horas, enquanto você realiza suas atividades diárias habituais.

O dispositivo é do tamanho de uma câmera pequena e possui fios com eletrodos prateados que se ligam à sua pele, como em um eletrocardiograma (ECG) tradicional. Este teste não apresenta riscos e não é doloroso.

exame de Holter geralmente é realizado após um teste de ECG, especialmente se ele não fornecer ao médico informações suficientes sobre a condição do seu coração.

Para que serve exame de Holter?

As informações capturadas pelo Holter 24h ajudam a descobrir se você tem um problema de ritmo cardíaco (arritmia). 

Os resultados auxiliam a decidir se você precisa de mais exames ou medicamentos para o coração ou se precisa de um marcapasso ou procedimento de cardioversão para restaurar o ritmo cardíaco regular.

Quando o exame de Holter é indicado? 

Um exame de holter 24h ou 48h pode ser indicado nos seguintes casos: 

  • Em alguém com sintomas de problema no coração, como batimentos cardíacos irregulares ou desmaios inexplicáveis;
  • Para quem tem alguma doença cardíaca que aumenta o risco de um ritmo cardíaco anormal; 
  • Para avaliar como os medicamentos estão funcionando para tratar esses problemas; 
  • Quando alguém usa marcapasso e se sente tonto, para descobrir se ele está funcionando corretamente.

Holter 24 horas: recomendações e preparação para o exame:

Se o seu médico recomendar um exame de Holter 24h, o dispositivo será colocado no próprio consultório, durante uma consulta agendada. 

Tome banho antes disso, já que o monitor não pode ser removido e deve ser mantido seco após o início do monitoramento.

O procedimento de preparação para o exame de Holter é o seguinte:

  • Eletrodos que detectam o batimento cardíaco serão colados em seu peito. Os homens podem precisar raspar alguns pelos para garantir que eles grudem;
  • O técnico vai conectar os eletrodos a um dispositivo de gravação com vários fios e instruí-lo sobre como usá-lo corretamente;
  • Você pode ocultar os eletrodos e os fios sob a roupa e usar o dispositivo de gravação no cinto ou preso a uma tira;
  • Você será instruído a manter um diário de todas as atividades que realizar e sintomas que tiver, enquanto estiver usando o monitor. 

É particularmente importante registrar no diário quaisquer sintomas de palpitações, batimentos cardíacos omitidos, falta de ar, dor no peito ou tontura. 

Depois que o monitor estiver instalado e você receber instruções sobre como usá-lo, poderá sair do consultório médico e retomar suas atividades normais.

Como é feito exame de holter?

Depois que o monitoramento começar, você não pode mais retirar o Holter. Deve realizar suas atividades diárias habituais e usá-lo o tempo todo, até mesmo enquanto estiver dormindo.

O tempo de uso do monitor pode variar de 24 a 48 horas, dependendo da condição que o médico suspeite que você tenha ou da frequência com que você tem sintomas de um problema cardíaco. 

Você deve anotar quais atividades você faz e a que horas as realiza, além dos sintomas apresentados enquanto estiver usando o monitor, como dor no peito, falta de ar etc.

Depois que o período de monitoramento terminar, você vai retornar ao consultório médico, com o dispositivo e as anotações que fez enquanto usava o monitor Holter. 

O seu médico irá comparar os dados do gravador e as atividades e sintomas que você anotou para chegar ao seu diagnóstico.

Qual a diferença entre os exames de MAPA e Holter?

MAPA e Holter são exames diferentes, mas que podem até ser complementares, dependendo da condição investigada.

Enquanto o exame de Holter monitora a frequência cardíaca, o MAPA é a sigla para Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. 

Ou seja, geralmente é um exame utilizado em pacientes com suspeita de hipertensão ou que já são diagnosticados, mas, mesmo com o tratamento, continuam a apresentar elevações da pressão.

O MAPA, assim como o Holter 24h, utiliza um dispositivo portátil, só que nesse caso para mensurar as oscilações da pressão arterial.

Importância do exame:

O exame de Holter é um dos principais testes utilizados no diagnóstico de arritmia cardíaca, condição que faz o coração bater irregularmente, levando a sintomas de cansaço, indisposição, tontura, desmaios e até a morte súbita.

Segundo a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), o problema atinge mais de 20 milhões de pessoas no Brasil, gerando mais de 320 mil mortes súbitas por ano.

Caso seu médico tenha suspeitas sobre esse problema, não deixe de realizar os teste solicitados para chegar a um diagnóstico correto e buscar o melhor tratamento para você. 

Onde fazer o exame de holter 24 horas?

No IME CLÍNICA CIDADÃ você realiza seu exame de holter 24 horas com os melhores médicos, com equipamentos de ultima geração e por um valor bem acessível.

Abrir o Chat
1
Olá, como podemos ajudar