IME Clinica Cidadã


IME Clínica Cidadã

Saúde de qualidade ao alcance de todos!

Polissonografia

A polissonografia é realizada durante uma noite de sono, por meio de sensores colocados sobre a pele, com auxílio de esparadrapos anti-alérgicos, e um clipe no dedo, que detectam possíveis alterações no sono de adultos ou crianças. O exame monitora as ondas cerebrais, o nível de oxigênio no sangue, frequência cardíaca e respiratória, além do movimento dos olhos e das pernas.

O procedimento é indicado para qualquer pessoa, sejam crianças ou adultos, que apresentem sintomas de distúrbios do sono, como ronco, sono agitado, cansaço excessivo, sonolência diurna, dor de cabeça ao acordar e mau humor. A polissonografia analisa a qualidade do sono e ajuda a diagnosticar as doenças relacionadas, como é o caso da apneia do sono.

Após a realização do exame, o paciente pode retomar suas atividades habituais normalmente, sem necessidade de repouso.

Como a polissonografia identifica distúrbios do sono?

Para identificar qualquer anormalidade na saúde do sono, várias condições fisiológicas são avaliadas na polissonografia. Por isso, eletrodos são posicionados em pontos estratégicos, para capturar o início e duração de cada estágio do sono, atividade cerebral enquanto dorme, movimento dos olhos, e entre outros fatores comportamentais no sono, que podem indicar algum distúrbio. Além disso, existem as faixas posicionadas no tórax e no abdômen, para registrar o esforço respiratório através do movimento repetitivo e intenso desses membros.

Toda e qualquer anormalidade dessas condições são registradas pelo aparelho de polissonografia e acompanhadas por um técnico capacitado, no decorrer de toda a duração do exame do sono. As especificações são detalhadas no laudo, para que o médico possa indicar o melhor tratamento ao distúrbio do sono.

Polissonografia: cuidados importantes

Apesar de ser um exame simples, alguns cuidados devem ser tomados antes da realização da polissonografia. Nas 24 horas antes do exame, evite alimentos e bebidas estimulantes, como café, refrigerantes e chás que contenham cafeína, bem como bebidas alcoólicas nas últimas 48 horas.

Em caso de gripes, tosses e outros problemas respiratórios que fujam do habitual, o mais indicado é que a polissonografia seja remarcada para garantir que os resultados do exame sejam mais precisos. Já no caso de medicamentos ingeridos diariamente, continue fazendo uso normalmente e leve-os no dia do exame.

Onde realizar o exame de polissonagrafia em Uberlândia?

No IME CLÍNICA CIDADÃ você realiza seu exame de polissonagrafia com os melhores médicos e por um valor acessível.

Abrir o Chat
1
Olá, como podemos ajudar