IME Clinica Cidadã


IME Clínica Cidadã

Saúde de qualidade ao alcance de todos!

Raio-x

O exame de raio X é um procedimento para diagnóstico médico. Ele é feito usando radiação ionizante, que utiliza os raios-x para gerar uma imagem médica (radiografia) de diferentes partes do corpo humano.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, os raios-x são radiações eletromagnéticas. Na medida em que atravessam diferentes partes do corpo, sua intensidade sofre atenuação. Quanto mais densa a parte estudada, maior a atenuação.

Desta forma, os ossos, que são partes duras do corpo, atenuam uma grande quantidade de raio-x e aparecem mais brancos nos filmes de radiografias. Partes moles, como, gordura, músculos, e vísceras, atenuam poucos raios-x e aparecem opacas nas radiografias.

Como funciona o raio-x?

O exame de raio X é feito por um técnico de radiologia e depois analisado por um médico. Há posicionamentos diferentes para realizar o exame, dependendo da região do corpo que é preciso analisar.

Para que serve o raio-x?

O exame de raio X pode ser usado para diversas partes do corpo e com finalidades diagnósticas muito diferentes. Pode ser feita uma radiografia do tórax, dos ossos ou dos seios da face, por exemplo.

Tipos de raio-x:

A radiografia é indicada em diversas situações, dependendo da parte do corpo que é preciso analisar. A tecnologia de raios-x é usada para examinar muitas partes do corpo, como:

Ossos e dentes:

  • Fraturas e infecções: Na maioria dos casos, fraturas e infecções em ossos e dentes aparecem claramente em raios-x.
  • Artrite: Raios-x das articulações podem revelar sinais de artrite. Raios-x tomados ao longo dos anos podem ajudar o seu médico a determinar se a sua artrite está piorando.
  • Cárie dentária: Dentistas usam raios-x para tirar fotos dos dentes e mandíbula e verificar se há cavidades.
  • Osteoporose: Tipos especiais de testes de raios-x podem medir a densidade óssea.
  • Câncer nos ossos: Raios-x podem revelar tumores ósseos.

Peito:

  • Infecções ou condições pulmonares: Evidências de pneumonia, tuberculose ou câncer de pulmão podem aparecer nas radiografias de tórax
  • Câncer de mama: A mamografia é um tipo especial de exame de raios-x utilizado para examinar o tecido mamário
  • Coração aumentado: Este sinal de insuficiência cardíaca aparece claramente em raios-x.
  • Vasos sanguíneos bloqueados: Alterações no fluxo sanguíneo para os pulmões e coração podem ser vistas em radiografias de tórax.

Abdômen:

  • Problemas do trato digestivo: O bário, um meio de contraste fornecido em uma bebida ou um enema, pode ajudar a revelar problemas em seu sistema digestivo.
  • Itens ingeridos: Se o seu filho engoliu algo como uma chave ou uma moeda, um raio X pode mostrar a localização desse objeto.

Além disso existem outros exames e procedimentos que usam tecnologia de raio X para diagnosticar ou tratar doenças:

  • Radiografia radiográfica: Detecta fraturas ósseas, certos tumores e outras massas anormais, pneumonia, alguns tipos de lesões, calcificações, objetos estranhos, problemas dentários, etc.
  • Tomografia computadorizada: Combina a tecnologia tradicional de raios-x com o processamento do computador para gerar uma série de imagens transversais do corpo que podem ser posteriormente combinadas para formar uma imagem de raio X tridimensional. Imagens de TC são mais detalhadas do que radiografias simples e dão aos médicos a capacidade de visualizar estruturas dentro do corpo de muitos ângulos diferentes.
  • Fluoroscopia: Usa raios-x e uma tela fluorescente para obter imagens em tempo real do movimento dentro do corpo ou para visualizar processos de diagnóstico, como seguir o caminho de um agente de contraste injetado ou ingerido.
  • Radioterapia no tratamento do câncer: Raios-x e outros tipos de radiação de alta energia podem ser usados para destruir tumores e células cancerígenas danificando seu DNA. A dose de radiação usada para tratar o câncer é muito maior do que a dose de radiação usada para diagnóstico por imagem. A radiação terapêutica pode vir de uma máquina fora do corpo ou de um material radioativo que é colocado no corpo, dentro ou próximo às células tumorais, ou injetado na corrente sanguínea.

Qual o preparo do paciente para fazer um exame de raio-x?

Para o raio X diagnóstico de pulmão, seios da face ou ossos não é necessário nenhum preparo.

Já em radiografias contrastadas podem ser necessários preparos especiais. Se o contraste for feito por via oral, é pedido o jejum e, caso seja um exame para avaliar o intestino, é necessária uma limpeza intestinal, com uma dieta específica para o exame, para que não haja muito resíduo alimentar. Se for contraste na veia – indicado para avaliação dos rins, por exemplo – o paciente também precisa estar em jejum, para reduzir eventuais efeitos colaterais do contraste.

Para realização do exame não é necessário levar nenhuma roupa especial. Em geral, o técnico pedirá para que você se desnude na parte do seu corpo que precise de exame. Você pode usar um vestido durante o exame, dependendo da área que está sendo radiografada. Você também pode ser solicitado a remover jóias, óculos e objetos de metal, pois eles podem aparecer em um raio X.

Onde fazer o exame de raio-x?

No IME CLÍNICA CIDADÃ você faz seu exame de raio x com os melhores médicos e técnicos radiologistas e por um valor bem acessível, que cabe no seu bolso.

Abrir o Chat
1
Olá, como podemos ajudar