Tomografia

tomografia computadorizada é um exame de imagem não invasivo. É a junção do equipamento do Raio-X com computadores programados capazes de produzir imagens de altíssima qualidade dos órgãos internos.

Por combinar a imagem de múltiplos raio-x, esse exame oferece um estudo muito mais detalhado do que uma radiografia comum. É utilizado para o estudo de diversas partes do corpo e pode diagnosticar diversos tumores.

Para que serve a tomografia:

Esse exame tem a finalidade de explorar através de imagens de alta resolução várias partes do corpo: ossos, cérebro, rins, fígado, pâncreas, pulmões, ovários, vias biliares e pleura.

tomografia é muito útil no diagnóstico de doenças, como: acidentes vasculares cerebrais (AVC), embolia pulmonar, pneumonia, aneurismas, edema cerebral, derrame pleural, fraturas, hemorragias e entre outros. Devido ao grande poder de detalhamento, são capazes de detectar nódulos ainda pequenos que, mais tarde, podem se tornar tumores.

Tipos de tomografia:

A tomografia pode explorar muitas partes do corpo e é capaz de realizar diagnósticos de várias doenças e alterações em setores do organismo, sendo a maneira mais eficaz e detalhada para isso.

Tomografia com contraste:

Com o uso do contraste, as imagens obtidas pela tomografia ficam ainda mais nítidas. O composto pode ser ingerido tanto por via oral quanto por via intravenosa. Os tecidos absorvem esse contraste e isso facilita observar problemas em regiões vascularizadas (por exemplo, um tumor), além de alterações no crânio, coluna, abdome e articulações.

O contraste é a base de iodo e caso o paciente tenha sensibilidade ou alergia a iodo ou mariscos do mar, deve informar ao médico e preencher corretamente o questionário que será entregue antes da realização do exame, para que não haja complicações ao aplicar o produto.

Tomografia do tórax:

É um tipo de tomografia que auxilia no diagnóstico de doenças pulmonares e da caixa torácica, região onde fica também o coração. Por isso, também é possível observar anormalidades e doenças cardiovasculares.

Dentre as doenças, podem ser diagnosticadas por meio dessa tomografia:

• Pneumonia;
  • Embolia Pulmonar;
  • Asma;
  • Tuberculose;
  • Tumores benignos e malignos;
  • Aneurisma;
  • Hipertensão Pulmonar;
  • Tumores mediastinais (que ocorrem na região do mediastino).

Tomografia da coluna:

A tomografia da coluna tem a finalidade de examinar ossos, articulações e tecidos moles da coluna lombar. Com o exame, é possível identificar a presença de tumores, ferimentos, infecções, hérnia e outras complicações.

É necessário que o paciente relate na clínica que irá realizar o exame se possui alguma doença renal.

Tomografia de crânio:

Essa tomografia tem como objetivo analisar a região do cérebro e caixa craniana. Pode diagnosticar doenças vasculares, como: Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismo Craneano Encefálico (TCE), tumores, hidrocefalia, fratura e malformações.

Como funciona o exame tomografia computadorizada (tc):

O exame é realizado por um técnico em radiologia. O paciente é colocado deitado sob uma mesa que se move para dentro e para fora de um túnel redondo (chamado de tomógrafo). Durante essa movimentação, o tubo de raio-x se move em volta do paciente, emitindo feixes de radiação em ângulos precisos. As imagens são combinados por software (computadorizada) para mais tarde serem estudadas.

Durante o exame é necessário que o paciente se mantenha imóvel, para não ter o risco de as imagens ficarem distorcidas. Em alguns casos, o médico pode pedir para que prenda a respiração em certos períodos, para melhor resultado.

É um procedimento totalmente indolor e não causa nenhum tipo de desconforto.

Pré-requisitos para fazer uma tomografia:

O paciente deverá chegar com 30 minutos de antecedência do horário agendado. Não poderá esquecer o pedido médico solicitando o exame, documentos originais com fotos para realizar o cadastro e preenchimento do questionário antes do exame.

Preparo do exame de tomografia:

O preparo varia de acordo com a região a ser examinada. Quando é necessário o uso de contraste, o paciente deve ficar de jejum por até 8 horas. Para a tomografia realizada, principalmente na área digestiva, pode ser indicado o uso de laxantes ou enema para limpar o intestino. O tempo de jejum pode variar de acordo com o exame solicitado – consulte quando for agendar.

O paciente é orientado a retirar qualquer objeto de metal que possa estar usando, como: sutiã, piercings, brincos, joias e entre outros, pois isso pode distorcer as imagens geradas. Durante a realização do exame, é necessário utilizar uma roupa de algodão.

Caso o paciente porte dispositivos implantados como marca-passo, port-a-cath ou outros, deve informar ao técnico em radiologia. Isso não impedirá a realização do exame, porém novos cuidados serão tomados.

Contra-indicações:

O exame é contraindicado para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez.

No caso da tomografia com contraste, para pacientes diabéticos, é necessária a suspensão da Metformina (antidiabético oral).

O uso de sedativos para a realização do exame é recomendado apenas para pacientes inconscientes, desorientados e crianças.

Pacientes asmáticos ou alérgicos, devem informar ao técnico de radiologia, para averiguar a melhor alternativa na realização da tomografia.

Consulte as contraindicações específicas do seu exame no momento do agendamento.

Tempo de duração:

O tempo de duração depende da área a ser analisada e se é necessário o uso do contraste. Geralmente, o tempo médio é de 10 a 30 minutos. O resultado do exame, muitas vezes, pode ser gerado no mesmo dia ou alguns dias depois.

Periodicidade do exame:

Por ser um exame que utiliza muito mais radiação do que exames de raio-x convencionais, é necessário estar atento à frequência em que é realizado.

A alta radioatividade pode se acumular no organismo humano e trazer malefícios, como o câncer.

Colégio Brasileiro de Radiologia recomenda que seja um exame anual e registre em laudo para controle da exposição de radioatividade.

O exame é indolor.