Tratamento de Varizes

As varizes são veias dilatadas que podem ser facilmente observadas por baixo da pele e que surgem principalmente nas pernas, devido à perda da capacidade das veias em promover o retorno venoso do sangue dos membros inferiores para o coração, o que causa a sensação de peso nas pernas, formigamento e maior sensibilidade na região. De acordo com as características, as varizes podem ser classificadas em:

• Veias varicosas, que ficam protuberantes na pele e possuem diâmetro maior de 3 milímetros;
  • Veias reticulares, que possuem 1 a 3 milímetros de diâmetro;
  • Telangiectasias, também conhecidos como vasinhos, que possuem diâmetro de até 1 milímetro.

As varizes podem surgir em qualquer pessoa, no entanto são mais frequentes de surgirem em mulheres que fazem uso de anticoncepcionais, em pessoas com idade mais avançada, em pessoas que possuem obesidade e são sedentárias ou que passam muito tempo em pé. É importante que o angiologista seja consultado para que possa ser feita uma avaliação das varizes e, assim, possa ser avaliado o risco de trombose e a necessidade de tratamento.

Sintomas de varizes:

Os sintomas de varizes surgem devido à incapacidade da veia em promover o retorno do sangue dos membros inferiores em direção ao coração, sendo os principais:

• Dilatação das veias superficiais, que ficam mais evidentes na pele;
  • Sensação de peso nas pernas;
  • Formigamento;
  • Maior sensibilidade na região;
  • Manchas escuras na perna;
  • Inchaço na perna;
  • Coceira no local da veia.

Na presença de sinais e sintomas de varizes, é importante consultar o médico para que seja feita uma avaliação das características das varizes e, assim, seja possível iniciar o tratamento mais adequado, a fim de aliviar os sintomas e evitar que exista estrangulamento da veia ou aumento do risco de trombose, por exemplo.

Varizes pélvicas:

As varizes pélvicas são veias dilatadas que podem surgir na região pélvica, ou seja, surgem ao redor do útero, trompas e ovários, causando dor abdominal intensa na mulher. Essa dor pode ser sentida durante após as relações sexuais, sensação de peso na região íntima, aumento do fluxo menstrual e incontinência urinária.

Varizes esofágicas:

As varizes esofágicas surgem no esôfago e normalmente não apresentam sintomas, porém quando sangram pode levar a vômitos com sangue, sangue nas fezes, tonturas e perda da consciência. Esse tipo normalmente acontece em função da cirrose hepática, que acaba por obstruir a circulação do sistema porta e aumentar a pressão venosa no esôfago.

Como é feito o diagnóstico:

O diagnóstico das varizes presentes na perna é feita principalmente por meio da avaliação das características, podendo ser também indicado em alguns casos a realização de um exame de ultrassom com Doppler para verificar a extensão da varize e, assim, ser possível indicar o melhor tratamento.

No caso das varizes pélvicas, o diagnóstico pode ser feito por meio de tomografia do abdômen ou da região pélvica, angioressonância ou flebografia, que é uma espécie de raio-X que permite a visualização das veias após a injeção de um contraste. Já no caso das varizes esofágicas, o diagnóstico é feito por meio de endoscopia digestiva e exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Causas de varizes:

O surgimento das varizes pode ser favorecido por algumas situações, sendo as principais:

• Uso de anticoncepcionais;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Atividade profissional, pois ficar sentado ou em pé por muito tempo podem levar ao aparecimento de varizes;
  • Gravidez;
  • Idade avançada;
  • Histórico de trombose venosa profunda.

Além disso, as varizes podem ser resultado de fatores genéticos, sendo considerada uma condição hereditária.

Varizes na gravidez:

O surgimento de varizes na gravidez é normal e se deve ao aumento do peso, crescimento da barriga devido às alterações hormonais e devido ao aumento da dificuldade de circulação do sangue. As varizes na gravidez podem surgir nas pernas e pés, na virilha, no útero e na região anal, que são as hemorroidas.

O que se pode fazer para aliviar o desconforto das varizes na gravidez é usar meia calça terapêutica medicinal, evitar ficar muito tempo de pé ou sentada com os pés no chão, beber bastante água e colocar um calço no pé da cama. O uso de remédios para varizes durante a gravidez é contraindicado.

Como é feito o tratamento:

O tratamento para varizes deve ser feito conforme orientação do médico angiologista ou cirurgião vascular e tem como objetivo promover a melhora da circulação sanguínea, o que pode ser através da mudança de hábitos de vida, tomando remédio para varizes ou fazendo tratamentos como a aplicação de substâncias diretamente nas varizes ou a cirurgia nos casos mais graves. ​​No caso das varizes que causam muita dor nas pernas o tratamento pode ser feito através da:

• Escleroterapia, que é um tratamento que consiste na aplicação de substâncias diretamente na varize ou de laser para remover as varizes e aliviar o sintomas;
  • Cirurgia, que é indicada quando as varizes têm grande calibre e causam sintomas como dor, coceira e inchaço nas pernas que pode comprometer o movimento.

A escolha do tratamento é feita pelo angiologista ou cirurgião vascular, em que é analisado local de ocorrência das varizes, tamanho e sintomas associados.

Além disso, algumas recomendações do médico para serem adotadas após o tratamento ou para prevenir as varizes são:

• Usar meias de compressão elástica sob orientação médica, pois melhoram o retorno venoso e diminuem as chances das varizes ocorrerem ou voltarem;
  • Usar medicamentos para varizes, como Varicell e Antistax, de acordo com orientação médica;.
  • Colocar um calço no pé na cama para facilitar o retorno do sangue para o coração;
  • Fazer exercícios físicos regularmente com orientação de um profissional;
  • Fazer drenagem linfática 3 vezes por semana;
  • Consumir alimentos como a castanha-da-índia, que melhora a circulação sanguínea;
  • Sentar e deitar com as pernas para cima.

Além disso, é importante evitar usar salto alto, ficar sentado ou em pé por muito tempo, pois essas situações podem favorecer o aparecimento de varizes.

Onde realizar tratamento para varizes:

No IME CLÍNICA CIDADÃ você faz seu tratamento de varizes com os melhores médicos angiologistas e por um valor bem acessível.