IME – Clínica Cidadã é solução alternativa para problemas da saúde pública

Quatro unidades beneficiam centenas de famílias por mês com atendimento multidisciplinar de alto nível, prestado há 20 anos; retornos ultrapassam 70%.

Falta de horários e médicos, filas de espera, atraso e descaso são problemas crônicos da saúde pública no Brasil. Nesse cenário, o IME (Instituto de Medicina Especializada) – Clínica Cidadã representa uma solução alternativa, pois se trata de uma empresa social que oferece atendimento médico-odontológico multidisciplinar de qualidade, a preços acessíveis, em benefício da população de baixa renda de Uberlândia (MG) e de outros 70 municípios vizinhos. As consultas e exames possuem valores socialmente responsáveis, bem abaixo do cobrado no mercado, com retorno em até 15 dias, sem taxas de adesão nem mensalidades, sendo procurado geralmente quando o paciente é acometido por algum problema de saúde específico ou para medicina preventiva.

Criado em 2001, pela empreendedora social, médica oftalmologista, Jussara Mendes Lopes Matsuda, o IME conta hoje com um time de mais de mais de 90 médicos, divididos em dezenas de especialidades, que atendem a centenas de pessoas por mês. Possui uma rede de parceiros, na qual atuam em torno de 150 profissionais da área da saúde, que apóiam a clínica na realização de exames complementares e alguns procedimentos cirúrgicos. O índice de retorno espontâneo é superior a 70%, muitas vezes, para atendimentos em outras especialidades.

Por praticar serviços de qualidade a valores justos e contribuir para a melhoria da saúde na região, o IME foi classificado pelo Prêmio Empreendedor Social, da Fundação Schwab/jornal Folha de S.Paulo, em 2006 (folha.com/empreendedorsocial). A partir de então, sua fundadora passou a integrar a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais (http://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/2012/03/1069864-rede-folha—o-que-e.shtml) . Recentemente, a Clínica Cidadã tornou-se finalista no desafio Feedback Labs, da organização internacional Ashoka, entre 184 projetos inscritos de várias partes do mundo. O reconhecimento se deu pelo sistema de pesquisa implantado nas salas de espera para receber retorno dos pacientes sobre as consultas e o atendimento da equipe.

Hora marcada, histórico e opinião

Para marcar horário, basta ligar para uma central: (34) 3253-5353 / 3229-8700. Os atendentes usam um programa que garante a distribuição inteligente das salas, evitando espera e subutilização de espaços. O paciente também pode solicitar agendamento pelo site www.imeclinicacidada.com.br. A informatização do IME permite que o histórico de cada consulta fique registrado online e, assim, pode ser acessado pelos médicos para auxiliar em diagnósticos futuros.

“Por cobrarmos preços compatíveis com a renda dessa parcela da população e termos profissionais de ponta e comprometidos, bons equipamentos e sistema de avaliação com análise pelo RH, somos hoje uma referência e alternativa aos planos de saúde e ao SUS”, explica a diretora-presidente Jussara, vencedora, em 2011, do Prêmio Empresário Herói, da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais). “Resgatamos a dignidade e a autoestima do cidadão cansado de filas de espera, consultas atrasadas, corredores lotados e procedimentos sem data e contribuímos para desafogar o atendimento público. Temos beneficiado também pacientes de mais de 70 prefeituras do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba e funcionários de empresas”, conta.

Confiança conquistada

Ao longo de 20 anos, famílias inteiras passaram a se consultar no IME. “Esse tipo de vínculo é a prova do nosso sucesso. E, assim, prevenimos doenças ou as tratamos em seu início, o que, paralelamente, contribui para a economia de gastos pelo sistema público de saúde”, avalia Jussara.

“Eu e toda a minha família somos usuários. Recomendo porque os médicos são competentes e atendem a preço justo”, relata o paciente Ajasio Silveira. “O atendimento é excelente, e as condições financeiras são as melhores para quem precisa de tratamento e não tem convênio”, conta a paciente Maria Amelia Ferreira.

IME – Clínica Cidadã – Saúde de qualidade ao alcance de todos.
Tel.: (34) 3253-5353 / 3229-8700
Unidade I – Av. Getúlio Vargas, 521, Centro, Uberlândia (MG)
Unidade II – Rua Arthur Bernardes, 439, Martins, Uberlândia (MG)
Unidade III – Rua Santos Dumont, 46 – Centro, Uberlândia (MG)
Unidade IV – Av. José Fonseca e Silva, 1227 – Luizote, Uberlândia (MG)

ime@imeclinicacidada.com.br
www.imeclinicacidada.com.br
www.facebook.com/imeclinicacidada
http://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/colunas/2014/03/1423850-clinica-cidada-um-modelo-autossustentavel-no-setor-25.shtml

Especialidades: Angiologia e Cirurgia Vascular – Alergia – Cardiologia – Cirurgia Plástica – Cirurgia Cabeça e Pescoço – Clínica Médica – Dermatologia – Endocrinologia – Gastroenterologia – Geriatria – Ginecologia – Homeopatia – Infectologia – Mastologia – Médico de Família – Neurologia – Nutricionista – Oftalmologia – Ortopedia – Otorrinolaringologia – Pediatria – Pneumologia – Proctologia – Psicologia – Psiquiatria – Urologia – Reumatologia.
Exames: oferecemos mais de 2000 tipos de exames laboratoriais e de imagem. Descontos de até 70%.
RH:Ana Cristina Gouvêa
(34) 3253-5353 / 99971-4264
ime@imeclinicacidada.com.br / rh@imeclinicacidada.com.br