Campimetria

O exame de Campimetria Ocular (ou exame de campo visual) é responsável por estudar o campo de visão, ou seja, por avaliar os possíveis defeitos do campo visual causados por algumas patologias.

Exame de Campimetria ou campo visual: o que é?

O exame de Campimetria (também conhecido como campimetria ocular ou exame de campo visual) é um procedimento que auxilia no diagnóstico de problemas nos olhos que prejudicam a capacidade do paciente de perceber os diversos estímulos que nos rodeiam mesmo sem estar focado neles.

Ou seja, a campimetria está relacionada com a avaliação da visão periférica do ser humano.

Para isso, existem dois tipos de campimetria ocular:  a campimetria computadorizada (ou campo visual computadorizado) e a campimetria manual.

campimetria computadorizada é realizada utilizando equipamentos eletrônicos e conta com um diagnóstico mais preciso. O exame também é conhecido como perimetria computorizada e pode ser monocular, realizada apenas num olho, ou binocular, realizada nos dois olhos.

Já o exame de campimetria manual também estuda o campo visual através dos comandos de um profissional treinado para o exame. Costuma ser útil para os casos em que o paciente tenha dificuldades para seguir os comandos do aparelho computadorizado.

Para que serve a Campimetria ou campo visual? Quais doenças esse exame ajuda a diagnosticar?

A campimetria ou campo visual é bastante eficaz para diagnosticar diversas doenças dos olhos. Conheça as principais doenças que podem ser detectadas a partir desse exame:

• Glaucoma;
  • Coroidite (inflamação da coróide);
  • Doenças da retina;
  • Problemas no nervo óptico, como papiledema e papilite;
  • Problemas neurológicos;
  • Intoxicação medicamentosa;
  • Alterações do campo visual;
  • Enxaqueca ligada a problemas de visão.

Como é feito o exame de Campimetria Computadorizada

A Campimetria Computadorizada é um exame simples, indolor e rápido. Para sua realização, o paciente estará sentado e com o rosto colado ao aparelho campímetro. O aparelho funciona disparando luz em diferentes lugares e com intensidade variada, ao mesmo tempo que emite uma luz única ao fundo.

O paciente, então, deve focar apenas na luz permanente ao fundo e indicar por controle remoto em sua mão, cada nova luz percebida por sua visão periférica. Dessa forma, é possível medir o campo de visão do paciente.

Por que o exame é necessário?

Muitas doenças dos olhos provocam alterações no campo visual, ou seja, na amplitude que os nossos olhos conseguem ver. A perda da visão pode ser mais central ou mais periférica.

Na presença de algumas doenças como, por exemplo, o glaucoma, a visão espacial pode ser modificada e através do estudo do campo visual é possível detectar a exata alteração.

Uma visão perfeita consegue, por exemplo, enxergar em um ângulo de 60º em direção ao nariz, 100º em direção ao ouvido, 60º acima dos olhos e 75º abaixo dos olhos.

Uma redução de quaisquer desses limites, pode prejudicar a movimentação e a noção espacial do paciente.

Ou seja, pode interferir na habilidade de dirigir, na capacidade de leitura dinâmica ou mesmo no acompanhamento de quadros e gráficos, na facilidade de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, dentre tantas outras atividades do dia a dia.

Onde fazer o exame de campimetria ou campo visual:

No IME CLÍNICA CIDADÃ você realiza seu exame de campimetria ou campo visual com os melhores médicos oftalmologistas, com equipamentos de ultima geração e por um valor bem acessível.