Home office se tornou tendência no quesito trabalho em todo o mundo: cuidado com saúde deve ser redobrado

            A pandemia de COVID-19 mudou e muito a nossa rotina, tanto em questões de cuidados com a saúde, que foram redobrados, quanto em condições de trabalho. O chamado home office (escritório em casa) tomou conta da vida de muitas pessoas e a comodidade e praticidade de ter ali, no mesmo ambiente familiar, o local de trabalho e descanso, sem precisar sair atraiu a muitos.

Porém, nem tudo são flores. O home office pode causar alguns danos à saúde, principalmente no que diz respeito à postura corporal. Com certeza você já deve ter ouvido aquela história de quem começou a sentir dores nas costas, na lombar, no pescoço após um período trabalhando em casa.

Isso acontece porque, nem sempre, o nosso ambiente familiar está preparado, estruturalmente, para esta mudança na rotina. Então, é importante que alguns cuidados sejam tomados, para que você não passe por dores e incômodos. A Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia alerta que a dorsalgia, a famosa dor nas costas, é a que mais afeta os brasileiros quando falamos de trabalho em casa.

Pensando em evitar essas dores, nós separamos algumas dicas, para que você cuide bem da sua saúde corporal. Vamos juntos, confira e, se está fazendo errado, corrija o quanto antes.

  • Utilize uma cadeira com encosto adequado, de preferência com apoio para os braços, para que você mantenha uma postura adequada ao usar o teclado.
  • É importante que você mantenha os pés encostados no chão ou em algum suporte. Nada de deixar os pés sem apoio!
  • Faça pausas de 15 a 20 minutos de trabalho e de cinco minutos a cada hora.
  • Se você não faz nenhum tipo de exercício físico, é bom começar o quanto antes. As atividades fortalecem os músculos e ajudam você na postura corporal e evitam essas dores.

Vale lembrar que, a qualquer sinal de dores ou incômodos, é importante que você procure um ortopedista, para que ele avalie o seu caso, faça os exames corretos e indique o melhor tratamento.  

Conheça nossas Especialidades