Sinusite - IME

Sinusite

O que é a Sinusite?

Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.

Localização dos seios nasais

Os seios da face dão ressonância à voz, aquecem o ar inspirado e diminuem o peso do crânio, o que facilita sua sustentação. São revestidos por uma mucosa semelhante à do nariz, rica em glândulas produtoras de muco e coberta por cílios dotados de movimentos vibráteis que conduzem o material estranho retido no muco para a parte posterior do nariz com a finalidade de eliminá-lo.

Fatotes de Risco

O fluxo da secreção dos seios da face é permanente e imperceptível. Alterações anatômicas, que impedem a drenagem da secreção, e processos infecciosos ou alérgicos como gripes e resfriados, que provocam inflamação das mucosas e facilitam a instalação de germes oportunistas, são fatores que predispõem à doença.

Existem dois tipos de sinusite. A sinusite pode ser:

• Aguda: quando os sintomas estão presentes por um período inferior a 12 semanas
  • Crônica: quando o inchaço e a inflamação dos seios nasais estão presentes por mais de 12 semanas.

Causas

A sinusite tanto pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus, quanto por fatores alérgicos. Poeira, choque térmico e cheiros ativos são listados como desencadeadores da rinopatia alérgica. Exposição a determinados agentes químicos e alterações na anatomia nasal ou dos seios da face fazem parte do outro grupo de responsáveis pela sinusite. Há ainda, casos mais raros que levam à sinusite, como a presença de um tumor.

Obstrução nasal ou secreção nasal associados a pelo menos um dos sintomas:

• Pressão ou dor facial
  • Redução ou perda do olfato
  • Associado a alterações tomográficas ou evidenciadas por exame de videonasofibroscopia
  • Com duração maior que 12 semanas

Outros sinais e sintomas podem incluir:

• Dor de ouvido
  • Dores no maxilar superior e dentes
  • Tosse, que pode ser pior durante a noite
  • Garganta inflamada
  • Mau hálito (halitose)
  • Fadiga ou irritabilidade
  • Náusea.

Prevenção

Existem várias maneiras de prevenir a sinusite. O primeiro passo para garantir uma boa função nasal é manter as cavidades bem ventiladas, o que pode ser feito limpando bem o nariz usando um higienizador nasal com uma solução salina (água morna com uma pitada de sal ou soro fisiológico). Manter a casa bem limpa também contribui para a prevenção de alergias. Beber bastante água ajuda a manter os mucos menos densos.

Um alergista pode fazer um exame para verificar a quais possíveis agentes alergênicos o paciente reage.

• Desvio de septo nasal e outras obstruções anatômicas.
  • Conviver constantemente entre grandes aglomerados humanos.
  • Sistema imunológico deficiente.
  • Outras infecções nas vias respiratórias.
  • Viajar de avião ou mergulhos profundos.
  • Fumar ou conviver com fumantes.
  • Beber pouca água.
  • Contato com poluição do ar e ambientes com bolor/mofo.
  • Ambiente empoeirado, sujo ou arenoso.
  • Alergias.
  • Ambientes frios.
  • Grandes variações climáticas.
  • Refluxo gastroesofágico.
  • Problemas hormonais.