Veja como manter a saúde das crianças em dia

1.     Amamentação no mínimo até 6 meses de idade
O leite materno é o alimento mais completo, e já vem pronto. O leite materno tem todos os ingredientes necessários para a criação de anticorpos e para a proteção da saúde infantil. Além de fornecer todos os nutrientes, o leite ainda protege contra alergias, anemias e previne a obesidade infantil.

2.     Mostre para o seu filho a importância de comer de tudo

Comece a introduzir alimentos novos na dieta do bebê após os 6 meses, oferecendo-lhe em papinhas e pequenos sólidos os nutrientes que ele precisa a partir dessa idade, principalmente ferro. Faça isso de maneira gradual, acostumando seu bebê a comer todos os alimentos, incluindo frutas e verduras, legumes e proteínas.

3.     Mantenha a alimentação correta em todas as fases de crescimento
Incluindo todos os alimentos saudáveis na dieta do bebê, logo ele vai se acostumar a comer exatamente aquilo que precisa, não precisando de nenhuma reeducação alimentar quando crescer. Mantenha em cada fase de crescimento a alimentação adequada, com cálcio, vitaminas, sais minerais, proteínas que possam contribuir para o seu crescimento.

4.     Sempre deixe as vacinas em dia

Não se esqueça de que as vacinas são a grande proteção contra as doenças que atacam principalmente as crianças. Não se deixe levar por polêmicas que impeçam a vacinação, protegendo o organismo de seu filho. Afinal, as vacinas conseguiram eliminar a poliomielite do Brasil há muitos anos, e não temos motivos para fazer com que retorne, juntamente com sarampo, catapora e outros males que podem ser evitados.

5.     Muito importante seu filho brincar ao ar livre
A melhor proteção que uma criança consegue contra bactérias naturais é viver ao ar livre, tendo tempo para brincar, para se sujar, para desenvolver sua criatividade. Criar seu filho numa redoma de vidro não vai resolver os problemas de saúde que ele tiver e sim o contato com o que é natural.

6.     As horas de sono são fundamentais para a saúde de seu filho
Cada criança tem um tempo necessário para dormir, pois está em fase de crescimento e o sono é metade dos nutrientes que ele precisa, quando eu corpo se recupera e é exatamente quando mais se desenvolve. Não deixe que ele durma tarde, mantenha sempre os horários de sono sob controle.

7.     Fale sempre sobre saúde e alimentação com seu filho
A melhor educação que você pode dar ao seu filho é a informação. Sempre que puder, fale com ele sobre alimentação e saúde, mantenha-o num clima saudável e amigável e você terá uma criança que se transformará no melhor adulto que você poderia imaginar.

8.     Tenha sempre um pediatra por perto

O acompanhamento de um médico pediatra é fundamental para o bem estar e a qualidade de vida do seu filho, afinal eles são profissionais especializados em saúde infantil e sabem exatamente o que é recomendado para que sua criança cresça de forma saudável.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis acima possuem apenas caráter educativo.

Fonte: Pediatra mais saúde

Conheça nossas Especialidades